top of page

Afinal o que é a Felicidade? - parte 1


Afinal o que é a felicidade? Ao longo dos tempos muita gente tem-se debatido com esta questão, mas só recentemente a comunidade científica começou a estudar esta questão.

Mas antes de começarmos a definir felicidade em termos científicos deixe-nos contar-lhe o que não é felicidade:

#1. Felicidade NÃO é: Sentirmo-nos bem o tempo todo!

Estudos recentes demonstram que picos de alegria geram também "baixos" de tristeza! Afinal de contas, tudo o que sobe tem de descer! :p

Para além disso, quando perguntamos a alguém porque é que vale a pena viver a sua vida, raramente encontraremos respostas que incluam o humor. É muito mais provável que as pessoas encontrem propósito para a vida em coisas como o seu trabalho e as suas relações.

outros estudos recentes mostram que quando nos concentramos demais em sentirmo-nos bem o tempo todo acabamos por não nos sentir bem de maneita nenhuma, isto porque estar feliz o tempo todo não é fisicamente possível.

#2. Felicidade NÃO é: Ser rico ou poder comprar tudo o que queremos!

É verdade que viver a baixo do limiar de pobreza dificulta bastante a tarefa de se ser feliz, mas também é verdade que depois de asseguradas as necessidades básicas, o dinheiro não compra felicidade!

Apesar de podermos sentir um entusiasmo e alegria a curto prazo, é apenas uma questão de tempo até as suas aspirações e expectativas se moldarem ao novo contexto económico.

Isto é verdade para uma casa nova, um carro novo ou qualquer outra coisa. A única excepção é quando o dinheiro nos possibilita usufruir de experiências com outras pessoas, tal como uma escapadinha no fim-de-semana, ou uma viagem em família, ou mesmo um almoço com os amigos. No entanto, é raro as pessoas escolherem gastar o seu dinheiro em actividades deste género.

#3. Felicidade NÃO é: O destino final!

Podemos perguntar 1000 vezes: "já chegámos?" e sentirmo-nos frustrados por não termos alcançado um qualquer estado transcendental e contínuo de felicidade. Porque, ao contrário da crença popular, nós não chegamos à felicidade, vivemos e trabalhamos a felicidade.

Isto porque ser feliz é uma tarefa diária.

A maioria das técnicas utilizadas para cultivar felicidade são hábitos - escrever um diário de gratidão, por exemplo!

Já sabemos o que a felicidade NÃO é, e por isso também já temos umas pistas sobre o que É afinal a felicidade! Não perca o próximo post para ficar a saber! ;)

.

.

.

Fonte: Happify.com > What is Happiness, Anyway? By Acacia Parks, PhD.

Categorias
Nenhum tag.
bottom of page